Testemunhos

Nesta secção, ainda em construção, serão publicados alguns testemunhos de profissionais que frequentaram  a licenciatura e/ou o mestrado de ERAH.

A Engenharia de Reabilitação foi um excelente meio para atingir um fim: melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e tornar todos os ambientes mais inclusivos.

A sua formação e o conhecimento que foi me foi proporcionando fizeram com que começasse a ganhar o bichinho de fazer mais e melhor por esta área. Rapidamente percebi que ainda existia muito por fazer nesta área e isso levou a que me tornasse empreendedora na mesma.

O facto de ser um curso único em Portugal e bastante invulgar a nível europeu faz com que tenhamos uma enorme responsabilidade, mas também um grande orgulho em fazer parte desta equipa de Engenheiros de Reabilitação! Uma formação fantástica, promissora e bastante enriquecedora para aqueles que a frequantaram

Andreia Matos

Adapt4You

O meu primeiro contacto com Engenharia de Reabilitação a nível profissional aconteceu em 2014 durante o estágio curricular, enquanto frequentava o MSc nesta área, na UTAD.

Esta experiência imersiva no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (Hospital Garcia de Orta), deu-me uma percepção mais realista do impacto positivo que podemos ter na qualidade de vida das pessoas com deficiência, das suas famílias e na própria comunidade onde se incluem.

No seguimento do estágio curricular surgiu a oportunidade de, juntamente com o Ricardo Fernandes (amigo e colega de curso), dar continuidade ao trabalho que vínhamos a realizar no estágio curricular, e fundar um banco de empréstimo de Produtos de Apoio em parceria com a APPACDM de Lisboa.

Mais tarde, em 2017, ingressei numa aventura para o Reino Unido, onde estive até 2022 a integrar a equipa multidisciplinar do Ace Centre - organização especializada em Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

Esta foi uma etapa riquíssima do meu percurso, onde tive contacto com vários centros especializados do NHS (em mobilidade, controlo ambiental e CAA), fabricantes de Produtos de Apoio, e também participei em conferências internacionais.

Vejo a Engenharia de Reabilitação como uma área fascinante que oferece a possibilidade de combinar recursos/equipamentos existentes no mercado com soluções customizadas, envolvendo prototipagem rápida, para servir pessoas e sentir que podemos fazer a diferença na vida delas.

Hélio Lourenço

MedicineOne

A escolha desta formação (ERAH) foi clara para mim. Era um curso a emergir com base na melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência, pelo que, se relacionava com todas as minhas pretensões de crescimento profissional e pessoal.

Desde cedo percebi que a abrangência e a dimensão era tal, que qualquer que fosse o caminho escolhido, apenas seria um prolongamento da formação.

Através da licenciatura tive oportunidade de contactar mais diretamente com pessoas com deficiência. Foi ponto de partida para identificar as reais necessidades das pessoas e o tanto que havia para fazer para a sociedade justa e equitativa que a nossa constituição prevê.

É um orgulho dizer que faço parte de um leque de Engenheiros de Reabilitação e contribuir diariamente para que a formação tenha o devido reconhecimento pela importância do trabalho que podemos desenvolver e construir para melhorar a qualidade da vida de todas as pessoas!

Sandra Costa

APD

Testemunhos em tempo de estudante

Entrevistas a alunos de Eng. de Reabilitação da UTAD realizada pelos alunos da Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral (Vila Real) no âmbito no concurso Escola Alerta 2008/2009 sobre Acessibilidades.


"Sendo eu um adepto das ciências e em especial das engenharias, o aparecimento deste curso, imediatamente me chamou a atenção. 

 É um curso super-interessante que abrange entre outras, as áreas de Eng.ª Electrotécnica, Civil, Mecânica e Informática, bem como áreas da biologia e anatomia humana.

A realização pessoal nesta área de Engenharia, passa muito além da concretização de um projecto, já que as pessoas e a qualidade de vida das pessoas são a nossa principal preocupação e o nosso objectivo.

á a nível de saída profissional, pessoalmente estou convencido que serão inúmeras as ofertas de emprego, já que cada vez mais esta área é alvo de interesse, tanto da parte do Estado como do sector privado."

Abel Trigo

"Desde cedo a área de reabilitação, o facto de podermos ajudar pessoas diferentes a integrarem-se na sociedade me fascinou.

Acima de tudo, o curso que escolhemos deve ter haver connosco, com a nossa satisfação pessoal. Acho que é importante escolhemos algo com que possamos nos sentir bem para podermos dar aos outros o nosso melhor.

Na minha opinião, é um curso promissor, cheio de expectativas positivas, carregado de esperança de todos aqueles que esperam que nós, estudantes desta licenciatura possamos fazer a diferença, combater a desigualdade do direito de oportunidades e criar esperança numa vida melhor."

Anabela Neto

"Sendo já aluno da UTAD há alguns anos e matriculado no curso de Eng. Electrotécnica, pensei este ano retomar os meus estudos. Contudo comecei a achar que este curso (electrotecnia) já me tinha dado tudo aquilo que eu achava que me poderia dar. Estava então na hora de escolher uma nova opção. Optei então por Eng.de Reabilitação.

Uma das razões que me levou a fazer esta opção, foi sem duvida o facto de se tratar de uma licenciatura nova e única quer a nível nacional mas também a nível europeu.

 Quando analisei os conteúdos do curso fiquei definitivamente convencido. A possibilidade da sua aplicação na sociedade, o ajudar a melhorar as condições de vida de pessoas com necessidades especiais e permitir que elas se tornem cada vez mais iguais às supostas "normais" influenciaram em muito a minha escolha. Factos que ao longo deste 1º ano tenho vindo a constatar e a comprovar que não poderia ter feito melhor escolha."

Artur Simões

"O Curso a que me candidatei começou por me cativar devido ao facto de abranger uma vasta área de Ciências interdisciplinares, partindo de um conteúdo mais específico relacionado com as várias Ciências de Engenharia e percorrendo áreas tão distintas como a das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Gestão e Serviços Sociais. 

Estou plenamente convicto que agregando toda esta panóplia de conhecimentos, tendo também em conta a experiência que já possuo, poderei traçar objectivos realistas, indo de encontro às especificidades de cada ser humano, alcançando a tão almejada meta final com o máximo de empenho e igual paixão a que este projecto me eleva.

Este é, de facto, o principal motivo que optei pela Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, já que observo diariamente as limitações e obstáculos com que se deparam os possuidores de deficiência em Portugal e desta forma estou certo que este será o primeiro passo para alterar o rumo dos acontecimentos, não só a nível nacional, mas também internacional. 

Mais do que fazer alterar as questões meramente burocráticas, penso necessária uma alteração a nível de mentalidades que a médio-longo prazo surtirão o efeito desejado por todos nós."

David Fonseca

"De dia para dia assistimos a um avanço tecnológico, quase difícil de acompanhar, estes avanços contribuem acima de estudo para nosso bem-estar, mas quando digo nosso, será mesmo de todos nós?! 

Através de ações, mesmo que pequenas, toda a gente pode contribuir para tornar o mundo melhor, entrar neste curso faz parte desse meu dever enquanto cidadã. 

Eu e os meus colegas trabalhamos em conjunto para desenvolver meios e tecnologias de forma a ajudar pessoas com deficiência, com necessidade de cuidados especiais e minorias, sentir que estamos a contribuir para a igualdade e inclusão social dá-nos força e vontade de lutar. É urgente tomar uma atitude, há tanta coisa tão errada neste nosso pequeno mundo, que às vezes a pergunta é "onde está na realidade a deficiência"?

Por estes motivos e mais alguns a expectativa não podia ser maior, mas antes de tomar qualquer atitude temos de tirar as palas da frente dos olhos e encarar a realidade. É bem verdade que pequenos gestos podem mudar o mundo, vamos usar a tecnologia para todos nós, e quando digo nós é sem qualquer exclusão ou excepção."

Mafalda Mendes

Retrobike | Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora