Formação
Há registos de estudos das competências básicas e especificas necessárias para a atividade profissional em Engenharia de Reabilitação desde 1978, no seio da divisão de Engenharia Biomédica da Sociedade Americana para a Educação em Engenharia. Este estudo coincide com o período de lançamento dos primeiros mestrados de Engenharia Biomédica com especialização ou concentração em Engenharia de Reabilitação: em 1978 na Universidade de Dundee - Escócia e em 1979 na Universidade de Virgínia - EUA.
O funcionamento de cursos superiores com atribuição de graus académicos em Engenharia de Reabilitação é ainda pouco frequente, tendo presença num número muito reduzido de países, entre os quais: EUA, Canadá, Brasil, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Áustria, República Checa, Suécia, Japão e Coreia do Sul. Muitas destas formações são descontinuadas num espaço de uma década, não sendo fácil o registo e o seguimento das mesmas.
A Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD entrou em funcionamento em 2007 e o mestrado em 2011.. Os dois ciclos de estudo foram descontinuados formalmente pela UTAD entre 2018 e 2019.
Aqui encontra alguns exemplos de cursos superiores com semelhanças a ERAH.
Portugal
A edição Março/Abril de 2012 da revista da Ordem dos Engenheiros deu destaque à temática do papel da Engenharia na promoção da Acessibilidade. Neste âmbito, Francisco Godinho aborda num artigo a importância da formação em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD. O artigo "Acessibilidade e Engenharia: Que desafios?". está disponível em baixo.
Para informação mais aprofundada sobre esta formação pode consultar a tese de doutoramento "Uma Nova Abordagem para a Formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal", de Francisco Godinho (UTAD, 2010)
ENIPD 2021 -2025
A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021 - 2025 definiu como meta para a criação de novos cursos superiores de Engenharia de Reabilitação em Portugal o ano de 2023..
As iniciativas impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do PRR, irão financiar centenas de formações em instituições do ensino superior, incluindo licenciaturas e mestrados, no valor global de 252 milhões de euros, até 2026. As licenciaturas não terão limitações de vagas e de abertura. Teria sido uma oportunidade para recuperar esta formação....
França
Suécia
Master's programme in product development, specialisation in assistive technology (Universidade Jönköping)
Áustria
Healthcare and Rehabilitation Technology: master's degree program (UAS Technikum Wien)
Smart Homes and Assistive Technologies: bachelor's degree program ( UAS Technikum Wien)
República Checa
Licenciatura Tecnologias de Apoio biomédicas ((Universidade Técnica de Ostrava)